De
acordo com a Lei Nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998, Direito
Autoral é um conjunto de direitos que assegura, à pessoa física ou
jurídica, a propriedade intelectual do criador à obra de sua
autoria. Para que uma obra esteja protegida por lei na legislação
brasileira, é necessário, apenas, que esta esteja escrita de forma
ou “física” ou eletrônica. A partir disso, decidimos focar no
plágio em trabalhos escolares, com foco no EJA, devido ao acesso
livre à internet, fez com que os estudantes tivesse maior acesso à
informação e com ela, o comodismo de apenas copiar e colar
determinados textos de autoria de outras pessoas.
Personagens:
Maria
José – Aluna do EJA Ensino Médio, trabalha como empregada
doméstica e tem o sonho do ensino superior;
José
da Silva – Aluno do EJA Ensino Médio, trabalha como porteiro e
quer concluir o quanto antes seus estudos;
Carmem
Lúcia – Professora do EJA Ensino Médio.
A
cena acontece em sala de aula, onde os alunos convivem diariamente,
compartilhando todo aquele momento de aprendizado e de cansaço,
muita das vezes, juntos. Após uma aula de História do Brasil sobre
a Era Vargas, professora Carmem pediu para que os alunos fizessem uma
pesquisa sobre o próximo assunto e trouxesse um breve resumo sobre o
Estado Novo, para que eles já viessem com uma noção sobre o
assunto. Foi pedido este trabalho dentro das normas da ABNT.
Passaram-se
os dias e o dia da entrega do trabalho chegou, a professora iniciou a
aula recolhendo os trabalhos e perguntando pontos-chaves daquele
assunto, ao fazer esse questionamento, foi folheando alguns dos
trabalhos, parou em alguns e viu que o aluno José, havia várias
folhas de conteúdo. Os alunos foram questionados sobre suas
produções, fazendo com que Carmem ficasse com uma pulga atrás da
orelha e, ao corrigir os trabalhos, decidiu checar as fontes
utilizadas pelos mesmos.
Leu
o de Maria e viu que estava de acordo com o texto que a mesma fez, ao
checar o do seu Sebastião percebeu que havia várias partes do texto
que foram plagiadas de outros autores. Diante disso, a professora
decidiu debater esse tema em sala de aula e mostrar a importância de
se aprender a escrever textos a partir de sua linha de pensamento,
apenas baseando-se e fundamentando o mesmo em outros autores.
Ao
iniciar a outra aula, chamou seu José de canto e perguntou se ele
havia copiado e colado alguns daqueles parágrafos. O mesmo não
negou, dizendo que havia ficado sem tempo para realizar o trabalho de
forma correta, pois o trabalho consumia boa parte dele. Professora
Carmem entendeu a situação mas expôs a gravidade de se ter esta
conduta, já que plágio é crime e que não deveria passar batido em
nenhum dos estágios de ensino (seja o fundamental, médio ou
superior).
Como
solução para este problema, decidiu realizar uma interação entre
alunos para que eles se ajudassem em relação aos seus trabalhos,
juntou Maria e J, para que Mª o ajudasse na produção textual e
ambos pudessem aprender para que nas próximas vezes não ocorresse
este tipo de problema.
Comentários
Postar um comentário