De acordo com a Lei Nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998, Direito Autoral é um conjunto de direitos que assegura, à pessoa física ou jurídica, a propriedade intelectual do criador à obra de sua autoria. Para que uma obra esteja protegida por lei na legislação brasileira, é necessário, apenas, que esta esteja escrita de forma ou “física” ou eletrônica. A partir disso, decidimos focar no plágio em trabalhos escolares, com foco no EJA, devido ao acesso livre à internet, fez com que os estudantes tivesse maior acesso à informação e com ela, o comodismo de apenas copiar e colar determinados textos de autoria de outras pessoas.

Personagens:
Maria José – Aluna do EJA Ensino Médio, trabalha como empregada doméstica e tem o sonho do ensino superior;
José da Silva – Aluno do EJA Ensino Médio, trabalha como porteiro e quer concluir o quanto antes seus estudos;
Carmem Lúcia – Professora do EJA Ensino Médio.
 A cena acontece em sala de aula, onde os alunos convivem diariamente, compartilhando todo aquele momento de aprendizado e de cansaço, muita das vezes, juntos. Após uma aula de História do Brasil sobre a Era Vargas, professora Carmem pediu para que os alunos fizessem uma pesquisa sobre o próximo assunto e trouxesse um breve resumo sobre o Estado Novo, para que eles já viessem com uma noção sobre o assunto. Foi pedido este trabalho dentro das normas da ABNT.
Passaram-se os dias e o dia da entrega do trabalho chegou, a professora iniciou a aula recolhendo os trabalhos e perguntando pontos-chaves daquele assunto, ao fazer esse questionamento, foi folheando alguns dos trabalhos, parou em alguns e viu que o aluno José, havia várias folhas de conteúdo. Os alunos foram questionados sobre suas produções, fazendo com que Carmem ficasse com uma pulga atrás da orelha e, ao corrigir os trabalhos, decidiu checar as fontes utilizadas pelos mesmos.
Leu o de Maria e viu que estava de acordo com o texto que a mesma fez, ao checar o do seu Sebastião percebeu que havia várias partes do texto que foram plagiadas de outros autores. Diante disso, a professora decidiu debater esse tema em sala de aula e mostrar a importância de se aprender a escrever textos a partir de sua linha de pensamento, apenas baseando-se e fundamentando o mesmo em outros autores.
Ao iniciar a outra aula, chamou seu José de canto e perguntou se ele havia copiado e colado alguns daqueles parágrafos. O mesmo não negou, dizendo que havia ficado sem tempo para realizar o trabalho de forma correta, pois o trabalho consumia boa parte dele. Professora Carmem entendeu a situação mas expôs a gravidade de se ter esta conduta, já que plágio é crime e que não deveria passar batido em nenhum dos estágios de ensino (seja o fundamental, médio ou superior).
Como solução para este problema, decidiu realizar uma interação entre alunos para que eles se ajudassem em relação aos seus trabalhos, juntou Maria e J, para que Mª o ajudasse na produção textual e ambos pudessem aprender para que nas próximas vezes não ocorresse este tipo de problema.


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